segunda-feira, 26 de maio de 2008

Prefeitura poda a rota dos ônibus fretadosÔnibus fretados são proibidos de circular em pontos estratégicos da cidade, prejudicando usuários e aumentando o número de veículos particulares em circulaçãoElaine de Almeida GomesClaudia UrbaniskiUma frota de mais de 11 mil veículos cadastrados no DTP (Departamento de Transportes Públicos) compõe o universo dos ônibus fretados em circulação no município de São Paulo. Iniciada em 1986, a frota -composta por carros bem cuidados e dotados de ar condicionado, televisores e aparelhos de DVD- atende a passageiros que em sua maioria possuem veículo próprio mas fazem uso do transporte fretado. São 500 mil usuários das mais de seis mil linhas que circulavam livremente pela cidade até pouco tempo atrás.Segundo Geraldo Maia Filho, 51 anos, Presidente da FRETASP- Federação dos Usuários de Ônibus Fretado do Estado de São Paulo; um acordo verbal com a prefeitura permitia a livre circulação dos carros. Esse acordo foi suspenso para a implantação do Passa Rápido, que não cumpriu sua função e a frota voltou a circular.
Há quatro meses, o Secretário Municipal de Transportes Alexandre de Moraes, proibiu o estacionamento e circulação de fretados nas principais avenidas da cidade. Marcos Siqueira, assessor de imprensa da Secretaria Municipal de transportes afirmou que eles atrapalham a circulação dos urbanos, e que não há como controlar o crescimento da frota, nem fiscalizar a circulação desses carros. A afirmação é, no mínimo, interessante, já que funcionando através de associações independentes, a frota de ônibus fretados é impecável, com veículos novos e bem cuidados. “Não há como comparar o conforto e segurança” conta a publicitária Soraia Castro 34 anos, usuária da linha Berrini há quatro anos.“Eu pagava 200 reais por mês e tinha toda a comodidade de pegar um ônibus confortável que me levava até a porta do meu trabalho na Eusébio Matoso. Hoje eu saio de carro, gasto mais com gasolina e perco um tempão no trânsito” relata André Nogueira, 48 anos, economista e ex-usuário do sistema.Uma pesquisa de satisfação realizada pelo Metrô de São Paulo, no ano passado apresentou os ônibus Fretados com 95% de aprovação por parte dos usuários, perdendo apenas para o próprio Metrô com 97%. Muito distantes do índice de aprovação dado aos ônibus urbanos, que foi de 28%.Como em qualquer questão que envolva trânsito, transporte público e privado; os interesses são muitos e conflitantes.Resta saber qual vai prevalecer.

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